Entraves e conquistas do Sistema Único de Saúde

Desde a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), em 1988 a partir da Constituição Federal, até os dias atuais é inegável as vitórias conquistadas por esse novo modelo de atenção à saúde, porém há ainda muitos entraves a serem debatidos e solucionados. Durante o seu período de existência, o SUS obteve diversos avanços, inclusive reconhecidos internacionalmente pelas ações prestadas, no entanto algumas falhas podem ser apontadas tanto pelos usuários quanto pelos profissionais envolvidos, já que esse sistema ainda está passando por uma fase de amadurecimento.
Não é difícil encontrar, pessoas das diversas classes sociais, afirmar com convicção que o SUS não funciona, muitas vezes por não conhecer a gama de serviços prestados e oferecidos a população pelo mesmo.

Isso pode estar relacionado a generalização do serviço e do sistema como um todo mediante: atendimento equivocado oferecido por alguns profissionais; desconhecimento dos serviços de média e alta complexidade que são oferecidos tanto pela rede pública quanto por parcerias com a rede privada; senso comum fomentado pela mídia ou por um sistema político contrário ao vigente (bastante evidente nas campanhas eleitorais) de que só existem fracassos, entre outros motivos.

Por isso se faz importante citar os pontos de destaque desse serviço como: oferta de assistência integral aos portadores de HIV; possui o maior e a mais complexa rede de banco de leite do mundo; realiza mais de 85% dos procedimentos de alta complexidade do país; possui cobertura vacinal para diversas doenças, erradicando várias delas no país; diminuiu acentuadamente a cada ano a mortalidade materna e infantil; possui um dos maiores programas públicos na realização de transplantes de órgãos; alcança em mais de 90% as famílias brasileiras através do Programa de Saúde da Família juntamente com o Programa de Agentes Comunitários de Saúde; aumento da expectativa de vida do brasileiro;  sem contar as ações em vigilância epidemiológica e sanitária entre outras ações que faz do SUS um sistema público de saúde de reconhecimento internacional.

De fato muitas ações precisam ser melhoradas principalmente no que se refere a gestão das três esferas de governo, bem como maior articulação entre as regiões de saúde. Muito dinheiro ainda precisa ser investido na saúde pública para financiar ações, todavia só dinheiro não é o bastante sem que o mesmo não seja muito bem empregado, e por isso a população deve se envolver na fiscalização da utilização dos recursos da saúde por meio do controle social e da participação de forma ativa e efetiva nos conselhos de saúde.

Outros fatos importantes para uma saúde pública de qualidade dependem das boas escolhas políticas, de candidatos que sejam compromissados com a saúde; maior articulação entre gestores para que os usuários tenham acesso universal aos serviços oferecidos; capacitação adequada dos profissionais desde a universidade oferecendo-lhes cursos adequados; continuidade das ações prestadas; mudança no direcionamento da atenção do sistema para um número cada vez maior de portadores de doenças crônicas, assim como sensibilização das pessoas e dos profissionais da saúde na perspectiva do cuidado longitudinal.

Segundo Alexandre (2011) para quebrar com os modelos anteriormente vigentes, como o modelo biomédico, por exemplo, se faz necessário uma demanda maior de tempo para que as mudanças necessárias aconteçam, já que em alguns momentos mundiais da história a mudança necessitou de séculos.

Portanto, percebe-se um momento ainda de mudanças e de construção de um sistema que, apresenta falhas e que precisam ser melhoradas, mas também aos poucos está se moldando para o melhor caminho, na tentativa de se fazer cumprir aquilo que tem como princípio doutrinário: a universalidade, a equidade e a integralidade, oferecendo em um futuro breve o SUS que a população merece e necessita.

Referências:
ALEXANDRE, L. B. S. P. Os avanços e desafios do SUS nas duas décadas de existência. In: AGUIAR, Z. N.. SUS: Sistema Único de Saúde – antecedentes, percurso, perspectivas e desafios. São Paulo: Martinari, 2011.

SOUZA, G. C. A.; COSTA, I. C. O SUS nos seus 20 anos: reflexões num contexto de mudanças. Saude soc., São Paulo, v. 19, n. 3, p. 509-17, Set.  2010.  

Texto elaborado pelo Acadêmico de Enfermagem Mike Douglas e pelo Professor Me. Marcelo Costa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Autoconceito e Autoestima na infância: desenvolvimento e repercussões