Auditoria em saúde: visa-se somente o fator econômico?

No contexto social atual de alto desenvolvimento tecnológico e da informatização, faz-se com que cada vez mais a população conheça e exerça e/ou exija seus direitos, demandando, por exemplo, oferta de serviços com qualidade. Dentro deste contexto, o campo dos serviços oferecidos pelas instituições de saúde não é diferente, são exigidos dos profissionais e das instituições cada vez mais excelência na oferta de cuidados e por isso tem-se dado destaque as contribuições da auditoria, visto que serve não só como instrumento para fins de controle de gastos e lucros, como também, e principalmente, para garantir qualidade da assistência prestada.
A auditoria está vinculada principalmente a atenção dos serviços de saúde privados e públicos do SUS (Sistema Único de Saúde). Começou a ser utilizada no âmbito da saúde nos Estados Unidos pelo médico George Gray Ward para avaliar a assistência prestada a um paciente por meio da análise do prontuário. Segundo Camelo (2009), a auditoria é importante para avaliar a qualidade da assistência, associando os valores financeiros, servindo como instrumento gerencial de avaliação sistemática para verificar a qualidade dos serviços prestados por uma instituição de saúde.

Serve ainda como aparato para o planejamento de atividades nesses serviços, seja na rede privada ou na pública. Identificando as carências destes e extraindo informações que podem contribuir para melhoria dos mesmos (FARACO, 2004). Auditoria hospitalar permite uma avaliação dos aspectos tanto quantitativos quanto qualitativos relacionados a assistência, envolvendo a observação de aspectos organizacionais, operacionais e financeiros, com foco na qualidade dos cuidados prestados (SCARPARO, 2005).

A atividade de auditoria é bastante exercida pelo enfermeiro, embora não seja de caráter exclusivo, no contexto da saúde, visto o grande número de recurso materiais e humanos dispendidos ao paciente por parte da equipe. Portanto, define-se a auditoria como uma ferramenta gerencial utilizada pelos profissionais da saúde, em especial os enfermeiros, e que tem como fim avaliar a qualidade da assistência de enfermagem e os custos decorrentes da prestação dessa atividade (SCARPARO, 2008).

Algumas dificuldades são encontradas para realização das auditorias nas instituições de saúde, entre elas as principais estão atreladas aos registros mal elaborados pelos profissionais e o pensamento que visa somente o econômico/lucro de algumas instituições, embasadas em modelos assistenciais ultrapassados.

Vivencia-se ainda uma realidade de hospitais que visão o lucro e a economia de gastos, que andam na contramão da implantação de estratégias gerenciais e de certa forma travam medidas que poderiam melhorar o sistema, no entanto aos poucos se insere o pensamento de poder aliar o fator econômico sem se desprender do fator primordial que é a assistência de qualidade. Gradativamente essa visão muda nos serviços, e aos poucos a finalidade maior ganha seu destaque, de forma que a auditoria reformula práticas e a excelência da assistência vem sendo conquistada.

É importante destacar ainda outro papel da auditoria: processo educativo. Nele os profissionais são orientados e sensibilizados a minimizar desperdícios e aumentar a eficiência, não com ações coercitivas, mas sim educativas, de maneira a oferecer uma assistência segura, eficiente e de qualidade, o que expressa a importância dos investimentos em educação continuada e permanente.

Desta maneira, a auditoria proporciona aos profissionais, auxílio no desenvolvimento das suas atividades, promovendo o pensamento crítico de cada um e da equipe como um todo, a fim de melhorar a qualidade da assistência possibilitando ganhos para a tríade paciente, profissional e instituição de saúde.

Referências:
CAMELO, S.H.H; PINHEIRO, A.; CAMPOS, D.; OLIVEIRA, T.L. Auditoria de enfermagem e a qualidade da assistência à saúde: uma revisão da literatura. Rev. Eletrônica de Enfermagem. v. 11, p. 1018-25, 2009.

DIAS, T.C.L.; SANTOS, J.L.G.; CORDENUZZI, O.C.P.; PROCHNOW, A.G. Auditoria em enfermagem: revisão sistemática da literatura. Rev Bras Enferm. Brasília, v. 64, p. 931-7, 2011.

FARACO, M.M.; ALBUQUERQUE, G.L. Auditoria do Método de Assistência de Enfermagem. Rev Bras Enferm, Brasília – DF, v. 57, p. 421-4, 2004.

SCARPARO, A.F. Auditoria em Enfermagem: revisão de literatura. Rev. Bras. Enferm. Sao Paulo, v. 80, p46-50, 2005.

SCARPARO, A.F.; FERRAZ, C.A. Auditoria de Enfermagem: identificando sua concepção e métodos. Rev Bras Enferm, Brasília, v.61, p. 302-5, 2008.

SILVA, M.V.S. et al. Limites e possibilidades da auditoria em enfermagem e seus aspectos teóricos e práticos. Rev Bras Enferm, Brasília, v. 65, p. 535-8, 2012.

Texto elaborado pelo Acadêmico de Enfermagem Mike Douglas e pela Professora Me. Fabiana Ferraz 

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