Postagens

Mostrando postagens de dezembro, 2015

Trabalho Interdisciplinar: Instrumento Administrativo da Gerência do Cuidar na Atenção Básica à Saúde

Imagem
Com a implantação no ano de 1994, a Estratégia de Saúde da Família é um modelo destinado à resolutividade da saúde e prevenção de doença, que visa à reorganização do sistema de saúde vigente na época: o modelo biomédico. Caracteriza-se como um conjunto de ações de reabilitação, prevenção e promoção da saúde, focadas na perspectiva da família e da comunidade a partir do trabalho de uma equipe interdisciplinar no âmbito da Atenção Básica à Saúde (BRASIL, 2010).

A Humanização como instrumento administrativo para o cuidado de saúde no Centro Cirúrgico

Imagem
Frente a formação profissional generalista, o profissional de saúde brasileiro vem ampliando seus campos de especialização, a fim de aprimorar a assistência ofertada. Dentre as especializações, destaca-se a atuação no centro cirúrgico, ou perioperatória, responsável pela assistência nos períodos pré operatório, transoperatório e pós operatório, permeados na perspectiva da individualização e continuidade do cuidado.

Bioquímica da tristeza e o mal-estar pós modernidade

Imagem
“Tristeza, por favor, vai embora, a minha alma que chora, está vendo o meu fim. Fez do meu coração a sua moradia, já é demais o meu penar. Quero voltar aquela vida de alegria. Quero de novo cantar.” Vinícius de Moraes Muito tem se confundido a tristeza com a depressão. No entanto, é imprescindível esmiuçar as diferenças entre esses dois processos. A primeira é considerada de natureza fisiológica, ou seja, faz parte do conjunto de emoções que acometem os seres humanos ao longo de sua vida emotiva. A depressão, por sua vez, é considerada patológica, e está relacionada a diversas desordens neuropsicosociais.