A Reforma Sanitária ocorreu na perspectiva de reformulação do modelo de atenção, preconizando a criação de um Sistema Único de Saúde que tivesse por objetivo a universalização do direito à saúde, a qualidade de vida da população, bem como a integralidade das ações e serviços ofertados.
A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI) foi aprovada pela portaria nº 2.528 de 19 de outubro de 2006, cujo objetivo primordial desta é garantir a atenção integral e digna à saúde dos idosos brasileiros, realizando ações de prevenção de agravos, promoção, recuperação e reabilitação da saúde em todos os níveis de atenção, como também preservar, desenvolver e recuperar a autonomia das pessoas consideradas idosas, isto é, com sessenta anos de idade ou mais, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). A PNSPI esclarece que a porta preferencial de entrada de atenção à saúde da população idosa deve ser a Atenção Básica e ter como referência os serviços de média e alta complexidade. (Fonte: faculdadepaulista.com.br)
O mundo caracteriza-se por sua pluralidade, na qual as diferenças entre seus habitantes é constante. Não obstante, os estigmas em relação às diversidades existentes são, de fato, bem prevalentes. FONTE: ( Autoria própria, 2020). O estigma é resultado de três elementos básicos, falta de conhecimento acerca do tema em questão (ignorância), julgamento sem conhecimento prévio (preconceito), e agir de acordo com comportamentos exclusivos (discriminação). Além disso, a cultura é um fator estruturante na criação de estigmas ( THORNICROFT et al., 2007). Nesse sentido, indivíduos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), por vezes, também são vítimas de preconceitos e discriminações. Comumente, as características e comportamentos das crianças autistas são vistos como inerentes à sua personalidade, de modo que os próprios familiares apresentam dificuldades em relacioná-los a algum transtorno, dificuldades estas que muitas vezes permanecem mesmo após o diagnóstico, o que torna di...
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir