A Reforma Sanitária ocorreu na perspectiva de reformulação do modelo de atenção, preconizando a criação de um Sistema Único de Saúde que tivesse por objetivo a universalização do direito à saúde, a qualidade de vida da população, bem como a integralidade das ações e serviços ofertados.
O Autoconceito refere-se a uma construção multidimensional a respeito de tudo o que uma pessoa julga como pertencente a ela, de características pessoais e sociais, atitudes, sentimentos, habilidades e aceitabilidade social, e o conceito que, devido a isso, constrói de si próprio. Tem duas principais dimensões: Descritiva (conhecido como autoimagem) e avaliativa (conhecido como autoestima).A autoimagem é a avaliação que é feita de si próprio, geralmente pela escolha de características de sentido oposto (alto ou baixo, bonito ou feio, extrovertido ou tímido, etc.). A autoestima é o sentimento que resulta dessa avaliação/autoimagem (ARAUJO, 2002; DEL PRETTE;DEL PRETTE, 2001; OLIVEIRA, 2015 ). (FONTE: https://opsicologoonline.com.br/autoestima-infantil/)
O mundo caracteriza-se por sua pluralidade, na qual as diferenças entre seus habitantes é constante. Não obstante, os estigmas em relação às diversidades existentes são, de fato, bem prevalentes. FONTE: ( Autoria própria, 2020). O estigma é resultado de três elementos básicos, falta de conhecimento acerca do tema em questão (ignorância), julgamento sem conhecimento prévio (preconceito), e agir de acordo com comportamentos exclusivos (discriminação). Além disso, a cultura é um fator estruturante na criação de estigmas ( THORNICROFT et al., 2007). Nesse sentido, indivíduos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), por vezes, também são vítimas de preconceitos e discriminações. Comumente, as características e comportamentos das crianças autistas são vistos como inerentes à sua personalidade, de modo que os próprios familiares apresentam dificuldades em relacioná-los a algum transtorno, dificuldades estas que muitas vezes permanecem mesmo após o diagnóstico, o que torna di...
Comentários
Postar um comentário