A arte como processo terapêutico no cuidado em saúde mental infanto-juvenil.

 

        Para esta postagem preparamos um Reels e um texto instrucional. O Reels que encontra-se no feed do Instagram e Facebook do LATICS, refere-se à participação do Eixo Temático: Educação e Saúde Psíquica Infanto-Juvenil no IV Congresso Internacional Novas Abordagens em Saúde Mental Infantojuvenil nos dias 12 e 13 de maio de 2023 em Florianópolis. Já o texto instrucional que está logo abaixo, versa sobre a temática “A arte como processo terapêutico no cuidado em saúde mental infanto-juvenil”.


Fonte: Serge Tshiswaka.


Participar de um Congresso é um dos momentos mais importantes para o crescimento e desenvolvimento acadêmico e profissional, uma vez que é a oportunidade de ter acesso às tendências e novidades da área e conversar com profissionais experientes para melhorar a própria atuação. Este evento aborda discussões como as boas práticas em saúde mental de crianças e adolescentes, sendo que esta vem sendo trabalhada neste eixo desde 2019.

            Além disso, outros temas que também vem sendo estudado e pesquisado por este eixo foram abordados no evento como as desigualdades e violência na infância, adolescência álcool e drogas, promoção da saúde mental nas escolas e a arte como processo terapêutico no cuidado em saúde mental infantojuvenil.

            No segundo dia deste evento, o palestrante Serge Tshiswaka[1] abordou em sua apresentação na mesa redonda, o estudo realizado por ele para obtenção do título de mestre em Ciências da Saúde na Unicamp sobre a importância da música para o desenvolvimento infantil e como essa ferramenta auxilia na redução dos níveis de ansiedade das crianças em consultas odontológicas.

            Portanto, compreende-se que a música possui um caráter terapêutico ao auxiliar crianças em situações que trazem medo, ansiedade, angústia, além de colaborar no desenvolvimento do raciocínio-lógico, a estimular a concentração, a imaginação, a criatividade, a desenvolver novos vínculos sociais, a solidariedade, a empatia, o respeito ao próximo, a confiança, dentre outros. (TSHISWAKA, 2022).

            A arte é fundamental para trabalhar a saúde mental com as crianças e os adolescentes, em 2022 este eixo temático elaborou e realizou cinco intervenções relacionadas a literatura infantil, cuja temática selecionada era o reconhecimento das emoções/sentimentos para as crianças e assim futuramente estas poderão controlar e gerenciar as suas emoções, sentir empatia em relação às emoções do outro, e, saber se relacionar com o outro.

 

REFERÊNCIA

TSHISWAKA, Serge. Como estimular o desenvolvimento infantil: 15 dicas para incentivar a prática musical nas crianças. Juiz de Fora, MG: Garcia, 2022.

 

 

Para assistir ao Reels acesse o link: https://www.instagram.com/reel/CsWUV62riET/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==   

 

Texto elaborado por Isadora Klein Da Silva, Gabrielle Klein Silva e Silvia Carla Conceição Massagli.

 

 Linha de Pesquisa: Tecnologias Cuidativo-Educacionais: Interlocuções na Saúde, Formação e Educação.

 

Eixo temático: Educação e Saúde Psíquica Infanto-Juvenil.

 

Coordenadora: Dra. Silvia Carla Conceição Massagli.

(Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Realeza).

 

Orientandas: Gabrielle Klein Silva, Isadora Klein Silva, Júlia Zanini, Sandy Ianka Lima e Silva e Sthefany Catharine Silva Teixeira.

 (Acadêmicas da UFFS - Laranjeiras do Sul e Realeza).



[1] Possui graduação em Enfermagem pela PUC Campinas, mestrado em Ciências da Saúde pela PUC Campinas, é pós-graduado em Saúde Mental pela Unileya, professor no Curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera 2019-2020. Enfermeiro com experiência no Núcleo de Educação Permanente, Supervisão, Liderança em Enfermagem Hospitalar e gestão da unidade de Saúde Mental do Hospital Ouro Verde em Campinas, professor de francês. Idealizador e Presidente do Projeto Saúde, Música e Alegria (Humanização Hospitalar) e SAMEA KIDS. Músico, compositor e mentor de musicalização infantil, e escritor.

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