A arte como processo terapêutico no cuidado em saúde mental infanto-juvenil.
Para
esta postagem preparamos um Reels e um texto instrucional. O Reels que
encontra-se no feed do Instagram e Facebook do LATICS, refere-se à participação
do Eixo Temático: Educação e Saúde Psíquica Infanto-Juvenil no IV Congresso
Internacional Novas Abordagens em Saúde Mental Infantojuvenil nos dias 12 e 13
de maio de 2023 em Florianópolis. Já o texto instrucional que está logo abaixo,
versa sobre a temática “A arte como processo terapêutico no cuidado em saúde
mental infanto-juvenil”.
Fonte: Serge Tshiswaka.
Participar de um
Congresso é um dos momentos mais importantes para o crescimento e
desenvolvimento acadêmico e profissional, uma vez que é a oportunidade de ter
acesso às tendências e novidades da área e conversar com profissionais experientes
para melhorar a própria atuação. Este evento aborda discussões como as boas
práticas em saúde mental de crianças e adolescentes, sendo que esta vem sendo
trabalhada neste eixo desde 2019.
Além disso, outros temas que também vem sendo estudado e
pesquisado por este eixo foram abordados no evento como as desigualdades e
violência na infância, adolescência álcool e drogas, promoção da saúde mental
nas escolas e a arte como processo terapêutico no cuidado em saúde mental infantojuvenil.
No segundo dia deste evento, o palestrante Serge Tshiswaka[1] abordou em sua
apresentação na mesa redonda, o estudo realizado por ele para obtenção do
título de mestre em Ciências da Saúde na Unicamp sobre a importância da música para
o desenvolvimento infantil e como essa ferramenta auxilia na redução dos níveis
de ansiedade das crianças em consultas odontológicas.
Portanto, compreende-se que a música possui um caráter
terapêutico ao auxiliar crianças em situações que trazem medo, ansiedade,
angústia, além de colaborar no desenvolvimento do raciocínio-lógico, a
estimular a concentração, a imaginação, a criatividade, a desenvolver novos
vínculos sociais, a solidariedade, a empatia, o respeito ao próximo, a
confiança, dentre outros. (TSHISWAKA, 2022).
A arte é fundamental para trabalhar a saúde mental com as
crianças e os adolescentes, em 2022 este eixo temático elaborou e realizou
cinco intervenções relacionadas a literatura infantil, cuja temática
selecionada era o reconhecimento das emoções/sentimentos para as crianças e
assim futuramente estas poderão controlar e gerenciar as suas emoções, sentir
empatia em relação às emoções do outro, e, saber se relacionar com o outro.
REFERÊNCIA
TSHISWAKA, Serge. Como
estimular o desenvolvimento infantil: 15 dicas para incentivar a prática
musical nas crianças. Juiz de Fora, MG: Garcia, 2022.
Para assistir ao Reels
acesse o link: https://www.instagram.com/
Texto elaborado por Isadora Klein Da Silva,
Gabrielle Klein Silva e Silvia Carla Conceição Massagli.
Linha de Pesquisa: Tecnologias
Cuidativo-Educacionais: Interlocuções na Saúde, Formação e Educação.
Eixo temático: Educação e Saúde
Psíquica Infanto-Juvenil.
Coordenadora: Dra. Silvia Carla
Conceição Massagli.
(Docente da Universidade Federal da Fronteira
Sul (UFFS) - Realeza).
Orientandas: Gabrielle Klein
Silva, Isadora Klein Silva, Júlia Zanini, Sandy Ianka Lima e Silva e Sthefany
Catharine Silva Teixeira.
(Acadêmicas da UFFS - Laranjeiras do Sul e
Realeza).
[1] Possui graduação em Enfermagem
pela PUC Campinas, mestrado em Ciências da Saúde pela PUC Campinas, é pós-graduado
em Saúde Mental pela Unileya, professor no Curso de Enfermagem da Faculdade
Anhanguera 2019-2020. Enfermeiro com experiência no Núcleo de Educação
Permanente, Supervisão, Liderança em Enfermagem Hospitalar e gestão da unidade
de Saúde Mental do Hospital Ouro Verde em Campinas, professor de francês.
Idealizador e Presidente do Projeto Saúde, Música e Alegria (Humanização
Hospitalar) e SAMEA KIDS. Músico, compositor e mentor de musicalização
infantil, e escritor.
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