A inserção de atividades sobre habilidades sócio emocionais nas escolas em tempo integral

O programa de habilidades sócio emocional para crianças passou a ser executado a partir de fevereiro de 2024 até o presente momento em três turmas de duas instituições de ensino da rede pública do município de Rio Bonito do Iguaçu, sendo duas turmas de 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental na faixa etária entre 6 a 7 anos (uma turma com 20 crianças e a outra turma com 17 crianças) e uma turma com 9 crianças que estão entre o 3º ao 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental na faixa etária entre 7 a 10 anos. 

Este programa ocorre no contraturno das atividades regulares, ou seja, no período da manhã todas as crianças vão para suas respectivas escolas e frequentam o ensino regular e no período da tarde elas se deslocam para um outro espaço físico onde desenvolvem as atividades do contraturno que são as atividades da educação em tempo integral, onde as crianças possuem aulas de dança, informática, espanhol, aprofundamento pedagógico, brincadeiras, jogos e recreação, meio ambiente (horta e a culinária), educação socioemocional, entre outras. As atividades deste programa ocorrem nas sextas-feiras à tarde das 13h às 17h10, cada turma tem uma aula com a duração de 1h20.

No 1º trimestre entre fevereiro a maio de 2024, as atividades deste programa tiveram como objetivo principal de compreender a classe e as habilidades de civilidade para que as crianças aprendessem a respeitar-se; seguir regras, instruções e combinados; usar as locuções tais como por favor, obrigado, desculpe…; cumprimentar os colegas, entre outros. Esta habilidade foi trabalhada através de atividades de roda de conversa, momentos de leitura de livros da literatura infantil onde abordaram esta temática e dinâmicas para que as crianças colocassem em prática o que aprenderam, exemplo a dinâmica para entrar na sala de aula onde as mesas eram numeradas de 1 a 20 e as crianças ao entrar na sala sortearam um número que estava dentro de um recipiente, tendo em seguida a tarefa de procurar a mesa com o respectivo número para sentar-se, essa dinâmica era válida quando todas as crianças cumpriam com as instruções de respeitar os colegas, sem haver discussões. As primeiras tentativas não foram bem sucedidas, as crianças possuíam muitas dificuldades em se respeitarem. Após três semanas de execução desta dinâmica para entrar na sala de aula, as crianças conseguiram realizá-la com sucesso e principalmente passaram a se respeitar.



 No 2º trimestre entre maio a setembro de 2024, as atividades estão tendo além do objetivo de continuar a compreender a classe e as habilidades de civilidade, tendo em vista, ser fundamental para a convivência harmoniosa entre as crianças, as atividades da classe e habilidades de autocontrole e expressividade emocional, para que as crianças possam reconhecer suas emoções e de seus colegas, a controlar a ansiedade, expor os sentimentos, a acalmar-se, entre outras. Esta habilidade vem sendo trabalhada através de leitura de livros de literatura infantil que abordam esta temática, rodas de conversas para as crianças exporem suas compreensões, jogos e brincadeiras para que elas coloquem em prática os conhecimentos que já adquiriram, exemplo o jogo da mímica das emoções. Neste jogo há um dado, onde em cada um dos seis lados possui um emoji que representa uma emoção, as crianças sentam em círculo e uma por vez joga o dado, o emoji que ficar posicionado para cima é a emoção que a criança terá de nomear e em seguida fazer uma mímica sobre o que representa esta emoção para ela, ou seja, se o emoji representar a emoção feliz, a criança terá de fazer através da mímica o que deixa ela feliz e as demais crianças terão de adivinhar a mímica.




 E no 3º trimestre, entre setembro de 2024 até o presente momento, as atividades tem o objetivo de compreender a classe de habilidades de empatia para observar, prestar atenção, ouvir e demonstrar interesse pelo outro; reconhecer/inferir sentimentos do interlocutor; compreender a situação (assumir perspectiva); demonstrar respeito às diferenças; expressar compreensão pelo sentimento ou experiência ao outro e oferecer ajuda/compartilhar. E a classe de habilidades de assertividade para expressar sentimentos negativos (raiva e desagrado); falar sobre as próprias qualidades ou defeitos; concordar ou discordar de opiniões; fazer e recusar pedidos; lidar com críticas e gozações; pedir mudança de comportamento; negociar interesses conflitantes; defender os próprios direitos e resistir à pressão de colegas. Estas habilidades foram trabalhadas através de textos de apoios relacionados às temáticas e atividades em grupos e individuais que estão disponibilizadas no livro “Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática” elaborados por Zilda Del Prette e Almir Del Prette.
Dessa forma, nota-se que para as crianças compreender as habilidades sócio emocionais, é necessário auxiliá-las, fazendo com que passem por situações que as oportunizem desenvolvê-la validando seus pensamentos, conhecimentos e falas. Com a mediação de um adulto, estas terão condições de solucionar problemas referentes às emoções, sendo fundamental para seu desenvolvimento cognitivo, social e afetivo, promovendo seu bem-estar social e emocional (Martins; Scoralick-Lempke, 2020). 
Este programa de habilidades sócio emocionais para crianças de duas instituições de ensino em educação em tempo integral da rede pública do município de Rio Bonito do Iguaçu - Paraná, é fundamental para o desenvolvimento das crianças, visto que é através deste que estas estão tendo o contato e as experiências através das atividades realizadas sobre esta temática. 
Por fim, observou-se que as crianças estão conseguindo executar e aprender essas habilidades e principalmente aos poucos vem colocando na prática estes conhecimentos.

REFERÊNCIAS


DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira; DEL PRETTE, Almir. Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.


GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que define o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.


MARTINS, Quitéria Benedita do Santos; SCORALICK-LEMPKE, Natália Nunes. O desenvolvimento da inteligência emocional na primeira infância: contribuições para educadores. Revista Digital Faculdade de Pará de Minas, v. 10, n. 1, p. 1-12, jul./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.fapam.edu.br/index.php/synthesis/article/view/185. Acesso em: 10 ago. 2024.


SALOVEY, Peter; MAYER, John. Emotional intelligence. Imagination, Cognition and Personality, v. 9, 1990, p. 185-221.



Texto elaborado por Gabrielle Klein Silva, Isadora Klein Da Silva, Rafael Faller Deola e Silvia Carla Conceição Massagli.


 Linha de Pesquisa: Tecnologias Cuidativo-Educacionais: Interlocuções na Saúde, Formação e Educação.


Eixo temático: Educação e Saúde Psíquica Infanto-Juvenil.


Coordenadora: Dra. Silvia Carla Conceição Massagli.

(Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Realeza).


Orientandas(o): Gabrielle Klein Silva, Isadora Klein Da Silva e Rafael Faller Deola (Acadêmicas/o da UFFS - Laranjeiras do Sul e Realeza).




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