O IMPACTO DO CUIDADO DE CRIANÇAS COM TEA NA SAÚDE MENTAL E QUALIDADE DE VIDA DOS CUIDADORES
O
Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno neurodesenvolvimental
caracterizado por déficits na comunicação social e padrões comportamentais
repetitivos (Gent et al., 2024). No Brasil, estima-se que cerca de 2
milhões de pessoas estejam no espectro (Secretaria Da Pessoa Com Deficiência,
2023). Sendo assim, o cuidado contínuo dessas crianças gera impactos diretos na
saúde mental e qualidade de vida dos cuidadores, especialmente mães, que
assumem essa função na maioria dos casos (Vilanova et al., 2022).
Estudos
indicam que cuidadores de crianças com TEA apresentam níveis de estresse
comparáveis aos de soldados em combate, além de um risco 150% maior de
desenvolver doenças cardiovasculares e 200% mais chances de sofrer acidentes (Secretaria
Da Pessoa Com Deficiência, 2023). Outrossim, desafios como dificuldades
alimentares, comportamento inflexível e alta demanda por terapias impactam
significativamente a rotina dos cuidadores (Gent et al., 2024). Por
outro lado, apesar da existência da Lei Berenice Piana (Lei 12.764/2012), que
garante atendimento especializado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), há
dificuldades no acesso a esses serviços, resultando em sobrecarga emocional e
financeira para as famílias (Brasil, 2000).
A
sobrecarga emocional é uma das maiores preocupações dos cuidadores de crianças
com TEA. Pesquisas indicam que mães de crianças autistas apresentam altas taxas
de depressão e ansiedade, além de isolamento social significativo (Vilanova et
al., 2022). Assim, o acúmulo de responsabilidades sem apoio adequado pode
levar a um estado de exaustão física e psicológica, impactando diretamente sua
qualidade de vida (Magalhães et al.,
2021).
Além
do impacto psicológico, a sobrecarga financeira também é um fator crítico. O
custo elevado de terapias e tratamentos ultrapassa a capacidade econômica de
muitas famílias (Rocha et al., 2024). Embora existam políticas públicas,
como os serviços prestados pelos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil
(CAPSi) e Centros Especializados em Reabilitação (CER), a alta demanda e a
falta de profissionais especializados dificultam o acesso ao suporte necessário
(Secretaria Da Pessoa Com Deficiência, 2023).
Outro
aspecto relevante é a insatisfação com os serviços de suporte, que pode
intensificar os níveis de estresse dos cuidadores. Um estudo apontou que a
falta de suporte adequado e o difícil acesso aos serviços especializados são
preditores de alto nível de esgotamento dos cuidadores (Fong; Mclaughlin;
Schneider, 2023). No Brasil, a redução da jornada de trabalho para pais de
crianças com TEA, prevista em lei, representa um avanço, mas ainda enfrenta
desafios na sua implementação (Brasil, 2000).
Apesar
dos desafios, algumas estratégias podem reduzir a sobrecarga dos cuidadores.
Intervenções como treinamento de habilidades parentais e terapia
cognitivo-comportamental demonstraram eficácia na redução dos níveis de
estresse, melhorando a saúde mental dos cuidadores (Settanni et al., 2023). Além disso, a promoção de
espaços de lazer e suporte social pode contribuir significativamente para o
equilíbrio entre vida pessoal e responsabilidades do cuidado (Davy et al., 2024).
REFERÊNCIAS
BRASIL. Autismo:
orientação para os pais. Brasília: Ministério da Saúde, 2000.
DAVY, G. et al.
Leisure, community, workforce participation and
quality of life in primary and secondary caregivers of autistic children. Autism
Research, v. 17, n. 4, p. 1-13, 27 fev. 2024.
FONG, V. C.; MCLAUGHLIN, J.; SCHNEIDER, M.. “We are
exhausted, worn out, and broken”: understanding the impact of service
satisfaction on caregiver well-being. Autism Research, v. 16, n. 11, p.
1-10, 13 set. 2023.
GENT, V. et al. Investigating the impact of
autistic children's feeding difficulties on caregivers. Child: Care, Health
and Development, v. 50, n. 1, p. 1-10, jan. 2024.
MAGALHÃES, J. M. et
al. Experiences of family members of children
diagnosed with autism spectrum disorder. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 42, p. 1-9, 2021.
ROCHA, L. V. et al. Efecto de una intervención cognitivo-conductual en cuidadores de niños con TEA: depresión, ansiedad, estrés y calidad de vida. Ansiedad y Estrés, v. 30, n. 1, p. 1-8, 2024.
SECRETARIA DA
PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Cartilha do autista. Brasília, 2023.
SETTANNI, M.
et al. Treatment mechanism of the WHO caregiver
skills training intervention for autism delivered in community settings. Autism Research, v. 17, n. 1, p. 1-13, 27
dez. 2023.
VILANOVA, J. R. S.et al. Sobrecarga de mães com filhos diagnosticados com transtorno do espectro autista: estudo de método misto. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 43, p. 1-12, 2022.
Eixo Temático: Tecnologias cuidativo-educacionais para pessoas com necessidades especiais.
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