Uso dos Sistemas de Informação como Ferramenta Importante na Gestão dos Serviços de Saúde

As tecnologias e sistemas de informação estão cada vez mais inseridas no cotidiano da sociedade e com a saúde não é diferente, seu uso trouxe e traz inúmeros benefícios. Uma área bastante beneficiada é a gestão em saúde, pela potencialização de ações gerenciais como a tomada de decisão e o fluxo de informações entre setores.
Os sistemas de informação em saúde, segundo Pinto (2000), podem ser definidos como uma forma de “coleta, processamento, análise e transmissão de informação” em que se obtêm dados que auxiliam nas diversas atividades gerenciais dos serviços de saúde, facilitando a implantação de ações, e assim, o alcance de metas pré-estabelecidas.

O uso desse sistema permite que de forma ágil e com largo alcance possa-se trocar informações e experiências, facilitando o acesso às mesmas sempre que preciso, além de subsidiar o trabalho de profissionais de saúde, melhorando a qualidade da assistência. Diante desses e outros benefícios, a internet se destaca como uma ferramenta importante para o fluxo e difusão dessas informações (BENITO; LICHESKI, 2009).

No que se refere à gestão dos serviços de saúde os benefícios também são muitos, a tomada de decisão baseada em dados registrados, a identificação de problemas e sua resolução se tornam mais efetivas (ESCRIVÃO JUNIOR, 2007).

A utilização dessas novas tecnologias tonou-se um importante instrumento de trabalho dos processos gerenciais na saúde, pois possibilita responder aos interesses do profissional e do seu serviço, ou seja, do trabalho e do trabalhador, já que através desses recursos a gestão do trabalho em saúde pode, por exemplo, regular atividades ou promover educação permanente para seus trabalhadores (BENITO; LICHESKI, 2009).

Embora a utilização das tecnologias de informação na gestão em saúde tenha se tornado não só uma ferramenta de auxílio, mas algo necessário, alguns profissionais ainda sentem dificuldade em aceitar ou são resistentes ao seu uso, frente a possível falta de treinamento e motivação para sua utilização (BAGGIO; ERDMANN; DAL SASSO, 2007), tornando-se necessário que os gestores promovam a participação desses profissionais em estratégias de educação e capacitação além de dinâmicas de sensibilização para seu uso e demonstração dos benefícios que elas trazem para o cuidado.

Diante disso, é possível referir que o uso dessas tecnologias podem trazer inicialmente consigo maior complexidade aos serviços, mas a sua utilização não pode ser negada, visto que a contemporaneidade exige a aplicação das mesmas e saber integra-las aos serviços repercute positivamente no processo de gestão e consequentemente na assistência.

Apropriar-se dessas ferramentas torna-se fundamental para as novas demandas da atualidade e para atingir ao comum objetivo da assistência de qualidade, compreendendo-se como mecanismo de auxilio das atividades e processos gerenciais que acrescentam à saúde como um todo.

Referências 
BENITO, G. A. V.; LICHESKI, A. P. Sistemas de Informação apoiando a gestão do trabalho em saúde. Rev Bras Enferm, Brasília, v.62, n. 3, p.447-50, 2009.

BAGGIO, M.A.; ERDMANN, A.L.; DAL SASSO G.T.M. Cuidado humano e tecnologia na enfermagem contemporânea e complexa. Texto Contexto Enferm. Florianópolis, v.19, n. 2, p.378-85. 2010.

ESCRIVÃO JUNIOR, A. Uso da informação na gestão de hospitais públicos. Ciência & Saúde Coletiva. São Paulo, v.12, n. 3, p.655-66, 2007.

PINTO, I. C. Os sistemas públicos de informação em saúde na tomada de decisão – rede básica de saúde do município de Ribeirão Preto-SP. 2000 Tese (Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto (SP), 2000.

Texto elaborado pelo Acadêmico de Enfermagem Mike Douglas e pela Professora Me. Fabiana Ferraz.

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