Uso dos Sistemas de Informação como Ferramenta Importante na Gestão dos Serviços de Saúde
As tecnologias e sistemas de informação estão cada vez
mais inseridas no cotidiano da sociedade e com a saúde não é diferente, seu uso
trouxe e traz inúmeros benefícios. Uma área bastante beneficiada é a gestão em
saúde, pela potencialização de ações gerenciais como a tomada de decisão e o
fluxo de informações entre setores.
Os sistemas de informação em saúde, segundo Pinto (2000),
podem ser definidos como uma forma de “coleta, processamento, análise e
transmissão de informação” em que se obtêm dados que auxiliam nas diversas
atividades gerenciais dos serviços de saúde, facilitando a implantação de
ações, e assim, o alcance de metas pré-estabelecidas.
O uso desse sistema permite que de forma ágil e com largo
alcance possa-se trocar informações e experiências, facilitando o acesso às
mesmas sempre que preciso, além de subsidiar o trabalho de profissionais de
saúde, melhorando a qualidade da assistência. Diante desses e outros benefícios,
a internet se destaca como uma ferramenta importante para o fluxo e difusão dessas
informações (BENITO; LICHESKI, 2009).
No que se refere à gestão dos serviços de saúde os
benefícios também são muitos, a tomada de decisão baseada em dados registrados,
a identificação de problemas e sua resolução se tornam mais efetivas (ESCRIVÃO
JUNIOR, 2007).
A utilização dessas novas tecnologias tonou-se um
importante instrumento de trabalho dos processos gerenciais na saúde, pois
possibilita responder aos interesses do profissional e do seu serviço, ou seja,
do trabalho e do trabalhador, já que através desses recursos a gestão do
trabalho em saúde pode, por exemplo, regular atividades ou promover educação
permanente para seus trabalhadores (BENITO; LICHESKI, 2009).
Embora a utilização das tecnologias de informação na
gestão em saúde tenha se tornado não só uma ferramenta de auxílio, mas algo
necessário, alguns profissionais ainda sentem dificuldade em aceitar ou são
resistentes ao seu uso, frente a possível falta de treinamento e motivação para
sua utilização (BAGGIO; ERDMANN; DAL SASSO, 2007), tornando-se necessário que
os gestores promovam a participação desses profissionais em estratégias de
educação e capacitação além de dinâmicas de sensibilização para seu uso e
demonstração dos benefícios que elas trazem para o cuidado.
Diante disso, é possível referir que o uso dessas tecnologias
podem trazer inicialmente consigo maior complexidade aos serviços, mas a sua
utilização não pode ser negada, visto que a contemporaneidade exige a aplicação
das mesmas e saber integra-las aos serviços repercute positivamente no processo
de gestão e consequentemente na assistência.
Apropriar-se dessas ferramentas torna-se fundamental para
as novas demandas da atualidade e para atingir ao comum objetivo da assistência
de qualidade, compreendendo-se como mecanismo de auxilio das atividades e
processos gerenciais que acrescentam à saúde como um todo.
Referências
BENITO, G. A. V.; LICHESKI, A. P. Sistemas de Informação
apoiando a gestão do trabalho em saúde. Rev
Bras Enferm, Brasília, v.62, n. 3, p.447-50, 2009.
BAGGIO, M.A.; ERDMANN, A.L.; DAL SASSO G.T.M. Cuidado
humano e tecnologia na enfermagem contemporânea e complexa. Texto Contexto Enferm. Florianópolis, v.19,
n. 2, p.378-85. 2010.
ESCRIVÃO JUNIOR, A. Uso da informação na gestão de
hospitais públicos. Ciência & Saúde
Coletiva. São Paulo, v.12, n. 3, p.655-66, 2007.
PINTO, I. C. Os
sistemas públicos de informação em saúde na tomada de decisão – rede básica
de saúde do município de Ribeirão Preto-SP. 2000 Tese (Doutorado em Enfermagem)
- Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão
Preto (SP), 2000.
Texto elaborado pelo Acadêmico de Enfermagem Mike Douglas e pela Professora Me. Fabiana Ferraz.
Texto elaborado pelo Acadêmico de Enfermagem Mike Douglas e pela Professora Me. Fabiana Ferraz.
Comentários
Postar um comentário