CONTRIBUIÇÕES DAS TERAPIAS OCUPACIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

            Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V) o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é definido como um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta principalmente as áreas de comunicação, interação social e desenvolvimento comportamental, acarretando principalmente problemas na fala e estereotipias (APA, 2014).


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            Com vistas às dificuldades vivenciadas pelas crianças autistas, no que diz respeito à interação e comunicação social, observa-se a aplicabilidade das Terapias Ocupacionais (TO) para auxiliar e contribuir com o desenvolvimento desses processos (SILVA; BUFFONE, 2021). Ademais, o uso de intervenções multidisciplinares é fundamental para o tratamento de indivíduos com TEA, abrangendo áreas educacionais, como também o desenvolvimento da socialização, linguagem e comportamento.

Nesse sentido, as TO podem ser entendidas como intervenções que utilizam de atividades e tecnologias diversas, visando promover a autonomia, a fim de melhorar o desempenho social do indivíduo. Dessa forma, o terapeuta ocupacional atua contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, seja nas escolas ou em ambiente familiar, trabalhando com intervenções que sejam específicas para cada sujeito (MAPURUNGA et al., 2021).

            As TO podem ser trabalhadas em diversos contextos, utilizando de abordagens sensoriais, auxiliando no desenvolvimento das relações interpessoais, com trocas de experiências entre o terapeuta e a criança (FERNANDEZ, et al. 2018). Esse processo ocorre de maneira processual e vai se tornando mais consolidado à medida que a criança vai engajando na terapia (SILVA; BUFFONE, 2021).

            Ademais, as TO mais utilizadas são aquelas que usam atividades de vida diárias simples e que estimulam o desenvolvimento da criança e trabalhem a coordenação e consciência corporal, como amarrar os cadarços, escovar os dentes, pentear os cabelos, bem como atividades que abordem a interação e a comunicação, de cunho lúdico e estratégias adaptativas (MAPURUNGA et al., 2021). Llambias et al. (2016) citam ainda a utilização de equinos beneficiando as interações comunicativas entre as crianças de um estudo que utilizaram terapias ocupacionais assistidas por equinos.

            Além disso, Torras  e  Más  et  al.  (2017) mencionam a importância de se trabalhar com sistemas de comunicação que possibilitem a expressão das emoções e necessidades das crianças autistas, diminuindo a tensão, frustração e comportamentos autolesivos que podem acompanhá-las.

            Tendo em vista os aspectos mencionados, percebe-se a relevância das TO na abordagem de crianças com autismo. Observa-se que essas práticas trabalham principalmente atividades lúdicas, treino de habilidades sociais e intervenções comportamentais  intensivas voltadas  para  o  processamento  sensorial, utilizando estratégias  de  enfoque  na  comunicação, com  o  objetivo de  promover  o  desempenho  ocupacional  e  funcional  do  paciente.

        Desse modo, utilizar essas terapias podem trazer benefícios inimagináveis para o desempenho desse grupo de crianças com TEA, justificando a necessidade de se desenvolver mais estudos que abordam essa perspectiva e colaborem para a implementação dessas terapias na vivências desse grupo de crianças.

 

REFERÊNCIAS:

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION - APA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2014.

FERNANDEZ, A. D. S. A, et al. A criança com transtorno do espectro autista (TEA). Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 29, n. 2, p-187. 2018.

LLAMBIAS, C. et al. Terapia ocupacional assistida por equinos: aumentando o envolvimento de crianças com transtorno do espectro do autismo. American Journal of Occupational Therapy [s. l], v. 70, n. 6, 2016.

MAPURUNGA, B. A. et al. A atuação do terapeuta ocupacional na reabilitação de pessoas com autismo. Revista Casos e Consultoria, v. 12, n. 1, p. 1-18, 2021. ISSN 2237-7417.

SILVA, G. S; BUFFONE, F. R. O brincar para a criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA): possibilidade de intervenção da Terapia Ocupacional. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, v. 2, n. 5, p. 188-203, 2021.

TORRAS, M. T.; MÁS, L. A. Reducción de las conductas autolesivas y autoestimulatorias disfuncionales en los trastornos del espectro del autismo a través de la terapia ocupacional. MEDICINA, Buenos Aires, v. 79, n. 1, p. 38-43, 2019.

 

Texto produzido por Maria Amélia Lopes Martins, Kaline Oliveira de Sousa, Rebeca Rodrigues da Silva, Larissa Barbosa de Freitas e Laísa de Sousa Marques, sob orientação do Professor Dr. José Ferreira Lima Júnior.

 

 

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