A importância da utilização de metodologias ativas como promoção de cuidados educativos para estudantes e profissionais da saúde

A metodologia ativa do ponto de vista educacional está ligada ao meio de ensinamento e conhecimento como forma de benefício ao aluno que recebe as informações transmitidas pelo mediador, sendo este um atenuador da aprendizagem que possibilitará ao ouvinte uma série de reflexões a respeito de determinadas temáticas específicas.
(Fonte: http://hotsite.unisuam.edu.br/metodologias_ativas/images/banner_simposio_docente.png)
Essas metodologias, no Brasil, estão embasadas nos conceitos de Paulo Freire e na inclinação pedagógica modernista de conteúdos, tencionando a criação de um profissional apto a entender problemáticas da sua realidade local e promover a ideação crítica, social e reflexiva dos estudantes. As formações acadêmicas na área da saúde têm reconhecido cada vez mais a utilização deste tipo de metodologia por possibilitar aos alunos uma adequação de habilidades desenvolvidas na atenção primária, objetivando a resolução de um conjunto de problemas particulares ou gerais (SOUZA, et al., 2018).

Dessa forma, propicia a esses estudantes e profissionais uma inclinação de atitudes preventivas, promovendo assim o bem-estar do indivíduo de forma centralizada, estimulando o pensamento particular do ser.

Pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a representação prevista pelo profissional da saúde integra-se ao compromisso com a universalidade, a igualdade e a plenitude do cuidado, assegurando o equilíbrio entre a execução prática e a importância social. Em todo o território mundial, a integração de estudantes na sociedade tem sido empregada como plano de ensino para a promoção de uma perspectiva mais efetiva do atual ambiente em que ele está inserido, tornando-se um elemento imprescindível para a modificação de determinadas situações (CHINI, et al., 2018).

A utilização de métodos como: métodos de exposição (exibição da ciência, competências e capacidades sócio-intelectuais e elaboração de atividades específicas); métodos de elaboração (compilação entre instrutor e aprendiz objetivando uma relação dinâmica e produtiva na construção de saberes); métodos de grupo (respaldando-se no arranjo de conteúdos propostos pelo educador visando à cooperação entre dois ou mais indivíduos) e entre outros tipos, unem aspectos de caráter teórico e conceitos físico-mentais dos alunos, estabelecendo uma correlação entre o transmissor de conhecimento e o receptor do mesmo (SANTOS, et al., 2018).

À vista disso, estes profissionais amplificam competências em viabilização da comodidade do sujeito e precaução de patologias, sempre com uma visão mais altruísta e filantrópica para o âmbito em que está ou será implantado, acrescentando uma série gradativa de informações necessárias para a comunidade e assim, beneficiando todo um ciclo social a partir de conceitos educacionais a cerca da saúde.

Referências:
Souza, Elaine Fernanda Dornelas de, Silva, Amanda Gaspar, & Silva, Ariana Ieda Lima Ferreira da. (2018). Metodologias ativas na graduação em enfermagem: um enfoque na atenção ao idoso. Revista Brasileira de Enfermagem71(Suppl. 2), 920-924. https://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0150.

Chini, Helena, Osis, Maria José Duarte, & Amaral, Eliana. (2018). A Aprendizagem Baseada em Casos da Atenção Primária à Saúde nas Escolas Médicas Brasileiras. Revista Brasileira de Educação Médica42(2), 45-53. https://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v42n2rb20170021.

Santos, José Luís Guedes dos, Souza, Carla Simone Bittencourt Netto de, Tourinho, Francis Solange Vieira, Sebold, Luciara Fabiane, Kempfer, Silvana Silveira, & Linch, Graciele Fernanda da Costa. (2018). ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GESTÃO EM ENFERMAGEM. Texto & Contexto - Enfermagem27(2), e1980016. Epub May 03, 2018.https://dx.doi.org/10.1590/0104-070720180001980016.

Texto elaborado pelo Acadêmico de Enfermagem Alexandre Tiago e pela professora Dra. Silvia Carla Conceição Massagli 

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