A importância da utilização de metodologias ativas como promoção de cuidados educativos para estudantes e profissionais da saúde
A metodologia
ativa do ponto de vista educacional está ligada ao meio de ensinamento e
conhecimento como forma de benefício ao aluno que recebe as informações
transmitidas pelo mediador, sendo este um atenuador da aprendizagem que
possibilitará ao ouvinte uma série de reflexões a respeito de determinadas
temáticas específicas.
(Fonte: http://hotsite.unisuam.edu.br/metodologias_ativas/images/banner_simposio_docente.png) |
Essas
metodologias, no Brasil, estão embasadas nos conceitos de Paulo Freire e na
inclinação pedagógica modernista de conteúdos, tencionando a criação de um
profissional apto a entender problemáticas da sua realidade local e promover a
ideação crítica, social e reflexiva dos estudantes. As formações acadêmicas na
área da saúde têm reconhecido cada vez mais a utilização deste tipo de
metodologia por possibilitar aos alunos uma adequação de habilidades
desenvolvidas na atenção primária, objetivando a resolução de um conjunto de
problemas particulares ou gerais (SOUZA, et al., 2018).
Dessa forma,
propicia a esses estudantes e profissionais uma inclinação de atitudes
preventivas, promovendo assim o bem-estar do indivíduo de forma centralizada,
estimulando o pensamento particular do ser.
Pela Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) a representação prevista pelo profissional da saúde integra-se ao compromisso
com a universalidade, a igualdade e a plenitude do cuidado, assegurando o
equilíbrio entre a execução prática e a importância social. Em todo o
território mundial, a integração de estudantes na sociedade tem sido empregada como plano de ensino para a promoção de uma
perspectiva mais efetiva do atual ambiente em que ele está inserido,
tornando-se um elemento imprescindível para a modificação de determinadas situações
(CHINI, et al., 2018).
A utilização de
métodos como: métodos de exposição (exibição da ciência, competências e capacidades
sócio-intelectuais e elaboração de atividades específicas); métodos de
elaboração (compilação entre instrutor e aprendiz objetivando uma relação
dinâmica e produtiva na construção de saberes); métodos de grupo
(respaldando-se no arranjo de conteúdos propostos pelo educador visando à
cooperação entre dois ou mais indivíduos) e entre outros tipos, unem aspectos
de caráter teórico e conceitos físico-mentais dos alunos, estabelecendo uma
correlação entre o transmissor de conhecimento e o receptor do mesmo (SANTOS,
et al., 2018).
À vista disso,
estes profissionais amplificam competências em viabilização da comodidade do
sujeito e precaução de patologias, sempre com uma visão mais altruísta e
filantrópica para o âmbito em que está ou será implantado, acrescentando uma
série gradativa de informações necessárias para a comunidade e assim,
beneficiando todo um ciclo social a partir de conceitos educacionais a cerca da
saúde.
Referências:
Souza, Elaine Fernanda Dornelas de, Silva, Amanda Gaspar,
& Silva, Ariana Ieda Lima Ferreira da. (2018). Metodologias ativas na
graduação em enfermagem: um enfoque na atenção ao idoso. Revista
Brasileira de Enfermagem, 71(Suppl. 2), 920-924. https://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0150.
Chini, Helena, Osis, Maria José Duarte, & Amaral,
Eliana. (2018). A Aprendizagem Baseada em Casos da Atenção Primária à Saúde nas
Escolas Médicas Brasileiras. Revista Brasileira de Educação Médica, 42(2),
45-53. https://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v42n2rb20170021.
Santos, José Luís Guedes dos, Souza, Carla Simone
Bittencourt Netto de, Tourinho, Francis Solange Vieira, Sebold, Luciara
Fabiane, Kempfer, Silvana Silveira, & Linch, Graciele Fernanda da Costa.
(2018). ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GESTÃO EM
ENFERMAGEM. Texto & Contexto - Enfermagem, 27(2),
e1980016. Epub May 03, 2018.https://dx.doi.org/10.1590/0104-070720180001980016.
Texto elaborado pelo Acadêmico de Enfermagem Alexandre Tiago e pela professora Dra. Silvia Carla Conceição Massagli
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