A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS CUIDATIVO-EDUCACIONAIS EM PESSOAS COM DIABETES MELLITUS TIPO 2.

           A Diabetes Mellitus (DM) é uma comorbidade que é identificada pela a hiperglicemia, excesso de glicose no sangue, que pode ocorrer em virtude de defeitos na secreção ou na ação da insulina. A insulina é um hormônio, secretado pelas células beta presente no pâncreas, e tem como principal atribuição possibilitar a entrada de glicose nas células do organismo de modo que ela possa ser utilizada em forma de energia durantes as atividades celulares (ALVES et al, 2021).

Fonte:https://pebmed.com.br/diabetes-tipo-2-os-13-principios-do-tratamento/

         O Diabetes Mellitus (DM) é caracterizado como uma das principais doenças crônicas, sendo reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como um grave distúrbio de saúde pública (IDF, 2019). Indivíduos com DM precisam alterar seu estilo de vida, se adequando a sua condição para possibilitar uma melhor qualidade de vida e controle da doença, a educação da pessoa, da família e dos profissionais de saúde são fundamentais para um melhor cuidado (SANTIAGO et al, 2021).

           Desse modo quando se tem um diagnóstico de uma doença crônica, como a Diabetes, deve se investir em ações que promovem a saúde, que estimulem principalmente o autocuidado nesses indivíduos, com a finalidade de proporcionar uma melhor qualidade de vida e prevenir agravos causados pela doença. Nesse cenário de autocuidado, as tecnologias em saúde têm um papel de destaque (ALVES et al, 2021).

         A Tecnologia Educacional é uma ferramenta utilizada nos processos de educação em saúde, são instrumentos criativos, confiáveis e que são muito utilizados em ações de educação em saúde, que auxiliam melhorando processo de ensino-aprendizagem e incentivando práticas saudáveis, para uma melhor qualidade de vida frente a condição de saúde do indivíduo. Conhecimento a acerca da saúde é importante para o desenvolvimento do autocuidado, desse modo o indivíduo precisa ter conhecimento das ações necessárias para prevenção dos agravos de sua doença, entender a relevância e ter consciência para modificar seu estilo de vida. Nesse sentido identificamos como ela é utilizada para o estimulo do cuidado da saúde, por meio da aprendizagem (COSTA et al, 2020).

          A utilização de tecnologias educacionais são meios de motivar, reforçando habilidades e promovendo a colaboração entre os sujeitos envolvidos na ação (JAFFE, 2011). Assim, a associação de tecnologias educacionais no cuidado, torna o processo de ensino-aprendizagem mais lúdico e inovador, contribuindo para comunicação e intervenção em saúde, sendo eficaz nas ações de educação em saúde, por viabilizar o gerenciamento de barreiras que inibem a aceitação dos cuidados específicos, intensificando a eficiência do processo ensino-aprendizagem (SILVA et al, 2020).

       As tecnologias educacionais constituem em um recurso didático terapêutico que contribui  para  o  autocuidado e  para  a  qualidade  de  vida  dos  indivíduos,  por meio  do  seu  empoderamento  frente  ao  processo saúde/doença (MOURA et al., 2017).

          Diante disso, elaborar materiais educacionais com qualidade proporciona a realização de intervenções educativas baseada em conhecimentos estruturados e informações voltadas ao público-alvo (LIMA et al. 2017). Assim pode-se proporcionar aos indivíduos com diabetes tipo 2 autonomia, empoderamento e autocuidado, através de tecnologias educacionais, que são ferramentas utilizadas para a promoção da saúde, já que elas visam solucionar ou reduzir os problemas de saúde dos pacientes, dando suporte no desenvolvimento de práticas, na obtenção de conhecimento ou mesmo nas relações entre os sujeitos.


 REFERÊNCIAS:

ALVES, L. F. P. A.; MAIA, M M.; ARAÚJO, M. F. M.; DAMASCENO, M. M. C.; FREITAS, R. W. J. F. Desenvolvimento e validação de uma tecnologia MHEALTH para a promoção do autocuidado de adolescentes com diabetes. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2021, v. 26, n. 5, pp. 1691-1700.

COSTA, C. C.; GOMES, L. F. S.; TELES, L. M. R.; MENDES, I. C.;ORIÁ, M. O. B.; DAMASCENA, A. K. C. Construção e validação de uma tecnologia educacional para prevenção da sífilis congênita. Acta Paulista de Enfermagem [online]. 2020, v. 33

INTERNATIONAL DIABETES FEDERATION. IDF Diabetes Atlas. 9th ed. Brussels, Belgium: International Diabetes Federation; 2019.

JAFFE, L. Games are multidimensional in educational situations. Innovative teaching strategies in nursing and related health professions, v. 5, p. 175-187, 2011.

LIMA, A. C. M. A. C. C.; BEZERRA, K. C.; SOUSA, D. M. N.; ROCHA, J. F.; ORIÁ, M. O. B. Construção e Validação de cartilha para prevenção da transmissão vertical do HIV. Acta Paulista de Enfermagem, v. 30, p. 181-189, 2017.

MOURA, D.J.M.;MOURA, N. S.;MENEZES, L. C. G.,BARROS, A. A.; GUEDES, M. V. C.(2017). Construção de cartilha sobre insulinoterapia para crianças com diabetes mellitus tipo 1. Rev Bras Enferm, Brasília, 70(1), 7-14.

SANTIAGO, M. A. M. T.; TARCIA, R. M. L.; FREDERICO, G. A.; VITORINO, L. M.; PARISI, M. C. R.; GAMBA, M. A. et al. Digital educational technology for care management of diabetes mellitus people’s feet. Revista Brasileira de Enfermagem [online]. 2021, v. 74, n.

SILVA, C. R. D. T.; FELIPE, S. G. B.; CARVALHO, K. M.; GOUVEIA, M. T. O.; JÚNIOR, F. L. S.; FIGUEIREDO, M. L. F.. Construção e validação de gerontotecnologia educativa sobre fragilidade em idosos. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, 2020.

 



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