A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS CUIDATIVO-EDUCACIONAIS EM PESSOAS COM DIABETES MELLITUS TIPO 2.
A Diabetes Mellitus (DM) é uma comorbidade que é identificada pela a hiperglicemia, excesso de glicose no sangue, que pode ocorrer em virtude de defeitos na secreção ou na ação da insulina. A insulina é um hormônio, secretado pelas células beta presente no pâncreas, e tem como principal atribuição possibilitar a entrada de glicose nas células do organismo de modo que ela possa ser utilizada em forma de energia durantes as atividades celulares (ALVES et al, 2021).
Fonte:https://pebmed.com.br/diabetes-tipo-2-os-13-principios-do-tratamento/
O Diabetes Mellitus (DM) é caracterizado como uma das principais doenças crônicas, sendo reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como um grave distúrbio de saúde pública (IDF, 2019). Indivíduos com DM precisam alterar seu estilo de vida, se adequando a sua condição para possibilitar uma melhor qualidade de vida e controle da doença, a educação da pessoa, da família e dos profissionais de saúde são fundamentais para um melhor cuidado (SANTIAGO et al, 2021).
Desse modo
quando se tem um diagnóstico de uma doença crônica, como a Diabetes, deve se
investir em ações que promovem a saúde, que estimulem principalmente o
autocuidado nesses indivíduos, com a finalidade de proporcionar uma melhor
qualidade de vida e prevenir agravos causados pela doença. Nesse cenário de
autocuidado, as tecnologias em saúde têm um papel de destaque (ALVES et al,
2021).
A Tecnologia Educacional é uma ferramenta
utilizada nos processos de educação em saúde, são instrumentos
criativos, confiáveis e que são muito utilizados em ações de educação em saúde,
que auxiliam melhorando processo de ensino-aprendizagem e incentivando práticas
saudáveis, para uma melhor qualidade de vida frente a condição de saúde do
indivíduo. Conhecimento a acerca da saúde é importante para o desenvolvimento
do autocuidado, desse modo o indivíduo precisa ter conhecimento das ações
necessárias para prevenção dos agravos de sua doença, entender a relevância e
ter consciência para modificar seu estilo de vida. Nesse sentido identificamos
como ela é utilizada para o estimulo do cuidado da saúde, por meio da
aprendizagem (COSTA et al, 2020).
A utilização
de tecnologias educacionais são meios de motivar, reforçando habilidades e
promovendo a colaboração entre os sujeitos envolvidos na ação (JAFFE, 2011).
Assim, a associação de tecnologias educacionais no cuidado, torna o processo de
ensino-aprendizagem mais lúdico e inovador, contribuindo para comunicação e
intervenção em saúde, sendo eficaz nas ações de educação em saúde, por
viabilizar o gerenciamento de barreiras que inibem a aceitação dos cuidados
específicos, intensificando a eficiência do processo ensino-aprendizagem (SILVA
et al, 2020).
As tecnologias
educacionais constituem em um recurso didático terapêutico que contribui para
o autocuidado e para
a qualidade de
vida dos indivíduos,
por meio do seu
empoderamento frente ao processo
saúde/doença (MOURA et al., 2017).
Diante disso, elaborar
materiais educacionais com qualidade proporciona a realização de intervenções
educativas baseada em conhecimentos estruturados e informações voltadas ao
público-alvo (LIMA et al. 2017). Assim pode-se proporcionar aos indivíduos com diabetes tipo 2
autonomia, empoderamento e autocuidado, através de tecnologias educacionais,
que são ferramentas utilizadas para a promoção da saúde, já que elas visam
solucionar ou reduzir os problemas de saúde dos pacientes, dando suporte no
desenvolvimento de práticas, na obtenção
de conhecimento ou mesmo nas relações entre os sujeitos.
REFERÊNCIAS:
ALVES, L. F. P. A.;
MAIA, M M.; ARAÚJO, M. F. M.; DAMASCENO, M. M. C.; FREITAS, R. W. J. F.
Desenvolvimento e validação de uma tecnologia MHEALTH para a promoção do
autocuidado de adolescentes com diabetes. Ciência & Saúde Coletiva
[online]. 2021, v. 26, n. 5, pp. 1691-1700.
COSTA, C. C.; GOMES, L. F. S.; TELES, L. M. R.; MENDES,
I. C.;ORIÁ, M. O. B.; DAMASCENA, A. K. C. Construção e validação de uma
tecnologia educacional para prevenção da sífilis congênita. Acta Paulista de Enfermagem [online].
2020, v. 33
INTERNATIONAL DIABETES FEDERATION. IDF Diabetes Atlas. 9th ed. Brussels, Belgium:
International Diabetes Federation; 2019.
JAFFE, L. Games are multidimensional in educational situations.
Innovative teaching strategies in nursing and related health professions, v. 5,
p. 175-187, 2011.
LIMA,
A. C. M. A. C. C.; BEZERRA, K. C.; SOUSA, D. M. N.; ROCHA, J. F.; ORIÁ, M. O.
B. Construção e Validação de cartilha para prevenção da transmissão vertical do
HIV. Acta Paulista de Enfermagem, v. 30, p. 181-189, 2017.
MOURA, D.J.M.;MOURA, N.
S.;MENEZES, L. C. G.,BARROS, A. A.; GUEDES, M. V. C.(2017). Construção de
cartilha sobre insulinoterapia para crianças com diabetes mellitus tipo 1. Rev
Bras Enferm, Brasília, 70(1), 7-14.
SANTIAGO, M. A. M. T.; TARCIA, R. M. L.; FREDERICO,
G. A.; VITORINO, L. M.; PARISI, M. C. R.; GAMBA, M. A. et al. Digital
educational technology for care management of diabetes mellitus people’s feet. Revista Brasileira de Enfermagem [online]. 2021, v. 74, n.
SILVA,
C. R. D. T.; FELIPE, S. G. B.; CARVALHO, K. M.; GOUVEIA, M. T. O.; JÚNIOR, F.
L. S.; FIGUEIREDO, M. L. F.. Construção e validação de gerontotecnologia
educativa sobre fragilidade em idosos. Revista Brasileira de Enfermagem,
v. 73, 2020.
Comentários
Postar um comentário