Postagens

Mostrando postagens de maio, 2015

Supervisão em enfermagem: um instrumento da gerência do cuidado

Imagem
A supervisão é uma atividade exercida pelos líderes da enfermagem que objetivam uma melhor qualidade da assistência. Supervisionar constitui uma relação dialética entre o cuidado direto e indireto, promovendo o que se chama de gerência do cuidado, caracterizando-se um fator fundamental para a melhoria da qualidade do serviço de enfermagem por tratar-se de um processo educativo e contínuo a fim de motivar e orientar os subordinados na execução de tarefas de forma eficiente.  

Anemia Falciforme - a doença molecular da hemoglobina

Imagem
O nosso sangue é formado por células denominadas eritrócitos ou hemácias. Essas células possuem forma arredondada cilíndrica e contém no seu interior uma proteína denominada de hemoglobina na qual proporciona a coloração vermelha ao sangue. A hemoglobina é uma proteína tetramerica contendo quatro grupos prostéticos heme, com duas cadeias α (141 resíduos de aminoácidos) e duas cadeias ß (146 resíduos de aminoácidos). Quando ligadas a moléculas de ferro, atuam no transporte do oxigênio capturado no pulmão e distribui através dos capilares para todos os tecidos do corpo.

Entendendo os Mediadores Inflamatórios: Por que sentimos Dor?

Imagem
Em resposta a sinais hormonais a Fosfolipase A² cliva os fosfolipídios da membrana para liberar o ácido araquidônico, o precursor de vários eicosanóides. Eicosanóides são substâncias parácrinas, ou seja, aquelas que agem no local próximo da sua síntese. Eles possuem como característica definidora e em comum serem metabólitos do ácido araquidônico, um ácido graxo com 20 átomos de carbono e quatro ligações duplas. Eles são constituídos de três grandes grupos: as prostaglandinas, tromboxanos e leucotrienos. As prostaglandinas possuem diversas funções nos organismos, tais como a secreção de muco no estômago, regulação do ciclo sono vigília, regulação do fluxo sanguíneo para determinados órgãos, desempenham papel na inflamação e na dor, dentre outras funções.

Políticas Públicas em Saúde: Primeiras ações para a sua Construção

Imagem
As atuais políticas públicas de saúde no Brasil são reflexos de acontecimentos históricos que alicerçaram o sistema de saúde vigente. Entender o motivo e as circunstâncias que levaram o país a adotar ações específicas, em determinados contextos, oferece subsídios para que haja a compreensão dos principais avanços e obstáculos ainda enfrentados na atualidade.

Cuidados ao Portador da Síndrome do “Pé Diabético”

Imagem
O pâncreas é o órgão responsável por produzir a insulina, hormônio que está relacionado ao controle da glicose nos vasos sanguíneos. A alteração na secreção desse hormônio resulta em uma patologia denominada, Diabetes Mellitus que se não controlada adequadamente, evolui para algumas complicações que põe a vida do portador em risco, como perda da visão, amputação não-traumática dos membros inferiores, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico, entre outras alterações . É ocasionada por duas situações diferentes: quando o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina, conhecido como diabetes tipo I e quando as células são resistentes à ação da insulina, nomeando Diabetes Tipo II.

Autoexame das Mamas: Importância e Dificuldades para a realização

Imagem
O câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres, ocorre um desenvolvimento anormal das células mamárias, que se multiplicam de forma acelerada até formarem um tumor que pode ser benigno ou maligno. É o segundo tipo mais frequente do mundo e o mais comum entre as mulheres, correspondendo a 22% dos casos novos a cada ano. No Brasil, o índice de mortalidade por câncer de mama é bastante elevado, a estimativa de novos casos do ano de 2014 é de 57.120 (BRASIL, 2014).

Cuidados ao Sujeito em Sofrimento Psíquico: Olhando o Passado, entendendo o Presente e imaginando o Futuro

Imagem
A saúde mental pode ser vista tanto como uma prática, quanto como uma disciplina. Como estudo da subjetividade, abarca o tratamento dos transtornos mentais pautado numa atuação vigorosa de promoção da saúde e qualidade de vida dos pacientes e familiares, que devem ser tratados de maneira holística. O cuidado deve ser centrado na família, e baseado nas histórias de vida e social em que o sujeito está inserido.