Idoso e sexualidade

A sexualidade é algo bastante discutida entre homens e mulheres, porém é um assunto ignorado ou até mesmo tratado como tabu entre as pessoas idosas, no entanto, faz-se necessário a discussão à cerca deste assunto, tendo em vista o número crescente de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) entre os idosos.
(Fonte: vivenciaspsi.blogspot.com.br)
Sexualidade pode ser definida como uma força que nos leva a buscar o amor, a aproximação com o parceiro(a), ternura e intimidade, estado de sentimento que move e impulsiona a troca de contatos (CUSTODIO, 2008). Na perspectiva dos idosos, pode ser compreendida não necessariamente como ato sexual em sim, mas como um conjunto de sensações que buscam o companheirismo, o amor, o respeito e a amizade, uma vivência que não se perde com o tempo, apenas modifica-se (MARQUES et al, 2015).

Porém, a sociedade rotula as pessoas idosas como assexuada, sem possibilidades de ter desejos e uma vida sexual ativa (CASTRO et al., 2013), o que consequentemente ocasiona prejuízos na qualidade de vida dessa população, externando a necessidade dos profissionais de saúde abordar essa temática durante o atendimento ao idoso.

Assim, é fundamental um atendimento despido de preconceitos, que utilize uma linguagem clara e acessível ao idoso, que possibilite uma informação correta e de fácil compreensão, associado à desmistificação de preconceitos e construção de saberes que se traduzam numa vida sexualmente ativa para os idosos em condições satisfatórias de saúde, pois o envelhecimento não é sinônimo de enfermidade e a sexualidade é um dos fatores de grande relevância para se gozar da saúde em sua totalidade.

Referências
CASTRO, S.F.F; et al. Sexualidade do idoso: comportamento para a prevenção de DST/AIDS. Rev. Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 32, n.4, pág. 774-780, 2011.

CUSTODIO, C.M.F. Representação e vivências da sexualidade no idoso institucionalizado. Dissertação (Mestrado). Universidade Aberta, Lisboa. Área de concentração: Comunicação em Saúde. 2008. p. 241.

MARQUES, A. D. B; et al. A vivência da sexualidade de idosos em um centro de convivência.  Rev. Enferm. Cent. O. Min., v. 5, n.3, pág. 1768 – 1783, 2015.

Texto elaborado pela Acadêmica de Enfermagem Sara Samirys Santana e pela Professora Me. Fabiana Ferraz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abordagem sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares a relação com as práticas no âmbito da Atenção Básica