Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel: interfaces para o processo cuidativo-educacional na perspectiva tecnológica
Somos
cercados pela arte, ciência e tecnologia, que encontram-se por toda a parte. Suas
interpretações exigem de cada um, um conjunto de conhecimentos composto de
diferentes áreas, habilidades e atitudes, para que os seus eventos sejam
compreendidos e assumam relevância para cada indivíduo. A estrutura da grande
maioria das instituições escolares e de saúde ainda apresentam um entrave: estão
muito presas ao modelo de organização do século XIX, que prioriza a passividade,
verticalização do ensino e a aprendizagem limitada pela técnica de decorar. No
contexto de ensino atual o ensino-aprendizagem já não pode mais ser pensado
através de estímulos, respostas e reforços, mas sim, de significados,
construtivismo e protagonismo.
A
sustentação do processo educativo está no fato do homem não ser detentor de
todo o conhecimento que existe e buscá-lo, de modo que neste percurso o seu ser
é transformado e o meio em que está inserido também se transforma, pela
interação entre o educador, educando e o ambiente(SOUSA, et al., 2015; CARRIL,
NATÁRIO, ZOCCAL, 2017). No contexto da saúde, o educador é
todo o profissional que venha a compartilhar informações a respeito do processo
saúde-doença e que contribua para a prevenção, promoção e manutenção da saúde
da população, empoderando e tornando a população educanda,consciente,
responsabilizada e incumbida pelas principais práticas relacionadas a sua saúde,
tornando-se protagonistas. No entanto, para que aconteça esse protagonismo, se
faz necessário que os conhecimentos compartilhados entre o educador e o
educando estejam dentro do contexto em que eles vivem e que esse conhecimento
seja capaz de dar sentido ao saber e à prática dequem aprende, tornando a
aprendizagem significativa.
A
aprendizagem significativa constitui de um processo onde uma nova informação se
relaciona com conhecimentos prévios, que são os chamados subsunçores, de modo
que dessa interação entre o conhecimento prévio e o novo conhecimento, mudanças
são provocadas na estrutura cognitiva e as informações novas são assimiladas
pelo indivíduo. Consiste em acreditar que as pessoas, através de suas habilidades
singulares, são capazes de construir o conhecimento segundo sua maneira de
enxergar as coisas e o mundo e suas experiências de vida.Assim, os subsunçores
são conhecimentos relevantes para o indivíduo, e cruciais para a aprendizagem
significativa, já que servem como matriz construtiva e organizacional para a
incorporação, compreensão e fixação de novos conhecimentos. (LIRA, et al.,
2015; MOREIRA, 2011; PELIZZARI, et al.,2002;
SOUSA, et al., 2015).
Entrando
em um enfoque também Piagetiano, o ensinar consiste em provocar instabilidade
na estrutura cognitiva do aprendiz, para que ele, por sua vez, seja capaz de
reestruturar o equilíbrio cognitivo e aprender significativamente. Aprender,
ganha o sentido de ser a resiliência em remodelar-se mentalmente, estando
sempre à procura de novos esquemas de assimilação, capazes de estabelecer o
ajuste cognitivo ás novas situações. No entanto, para que o indivíduo seja
capaz de reestruturar seu conhecimento, é preciso que o novo conhecimento seja
compatível com o nível de desenvolvimento cognitivo do aprendiz e que o
desequilíbrio causado na estrutura cognitiva não deve ser grande a ponto de
levá-lo a abandonar o encargo de aprendizagem (PELIZZARI, et al., 2002; TEZANI,
2016).
Cabe
ao professional da saúde, enquanto educador, facilitar a ampliação de
conhecimentos. Assim, deve dar grande atenção ao conteúdo e à estrutura
cognitiva do aprendiz, buscando alternativas e princípios para ponderá-los. Moreira
(2011), Sousa, et al. (2015), Carvalho,et al.(2015) descrevem como:
·
Não sobrecarregar o aprendiz de
informações, para não dificultar a organização cognitiva;
·
Estabelecer uma ordem na explicação dos
conceitos a partir do que o aprendiz conhece (Princípio da Organização
sequencial);
·
Utilizar-se de organizadores prévios,
que são materiais introdutórios ao material de aprendizagem propriamente, que
são mais abstratos e gerais, mas que podem ser utilizados tanto para ancorar
provisoriamente o que o aprendiz conhece e irá conhecer como para resgatar
conhecimentos já assimilados, porém obliterados pelo desuso naquele contexto
especificamente.
·
Introduzir ideia e conceitos aos poucos
e sucessivamente serem especificados e aprofundados (Princípio da Diferenciação
progressiva);
·
Explorar explicitamente as relações de semelhança
e diferença entre os conceitos novos e entre o conteúdo subsunçor e o novo
conteúdo compartilhado (Princípio da Reconciliação integrativa);
·
Incentivar e certificar-se de que os
aprendizes já se apropriaram do conhecimento compartilhado, antes que novos
conceitos sejam introduzidos (Princípio da Consolidação).
É
importante destacar que a aprendizagem significativa é construída
progressivamente e alicerçada na autonomia; que pensamentos, sentimentos e
ações estão integrados ao ser que aprende; que o conhecimento em saúde,a ser
compartilhado com os aprendizes, não é definitivo, mas não deve ser totalmente
relativista e que principalmente, apesar do esforço do educador, é o aprendiz
quem decide se quer aprender significativamente determinado conhecimento e
aplica-lo a novas situações (PAIVA, et
al.,2016; RODRIGUES, et al., 2016.).
No
contexto educacional atual, a tecnologia educativa assume grande impacto social
e cultural, transformando a aprendizagem anteriormente mecânica e depositária
de informações em uma aprendizagempotencialmente significativa e prazerosa.Os
jogos vem encontrado espaços cada dia mais amplos no contexto educacional e devem
focar no desenvolvimento de múltiplas habilidades e conhecimentos e estar
centrados no protagonismo (ALEXANDRE, PERES, 2011; TEIXEIRA, et al., 2015;).
O
desenvolvimento de ambientes de aprendizagem através de jogos, físicos ou
digitais, pode contribuir para que o ensino-aprendizagem seja mais
participativo, sendo que os conteúdos e simulações poderão ser utilizados
segundo necessidades e ritmos de aprendizagem do aprendiz.Por isso é importante
reconhecer a importância do jogo como um veículo para o desenvolvimento social,
emocional e intelectual dos aprendizes. Uma vez que estimula o crescimento e o
desenvolvimento, as faculdades intelectuais, as habilidades sociais, fortalece
a inteligência emocional, de maneira que conhece a si, ao próximo e ao mundo (PAULA,
VALENTE, 2015; TEZANI, 2016).
Existem pontos que são fundamentais para
que a Aprendizagem Significativa aconteça, como disposição do aprendiz e
relevância do conteúdo. Assim, a utilização dos jogos incentiva a disposição do
aprendiz pela dinamização do jogo como uma tecnologia leve, focada nas relações
sociais. Tornando o conteúdo relevante para os aprendizes, ao passo em que
integra múltiplas áreas do conhecimento e representa situações vividas no
cotidiano prático do indivíduo (MOREIRA, 2011; PELIZZARI, et al., 2002; SOUSA,
et al., 2015; GÓES, et al., 2015).
Referências:
ALEXANDRE,
C.; PERES, F. A educação que motiva: o uso de rede social e jogos a favor da
Aprendizagem Significativa. Hipertextus
Revista Digital. v.7,n.1, Dez., 2011.
CARRIL, M.G.P.; NATÁRIO, E.G.;
ZOCCAL, S. Considerações sobre Aprendizagem Significativa, a partir da visão de
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68-79, dezembro, 2017.
CARVALHO, D.P.S.R.P. et al. Teoria da Aprendizagem
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TEZANI,
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Texto elaborado pela acadêmica de Enfermagem Francisca Patrícia da Silva Lopes e pela professora Dra. Silvia Carla Conceição Massagli.
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