Postagens

Mostrando postagens de junho, 2018

A relação entre a terceira idade e as tecnologias contemporâneas

Imagem
As tecnologias desenvolvidas e utilizadas pelo homem têm proporcionado melhorias em diversos aspectos que contemplam sua vivência. Essas inovações oportunizam uma vida saudável e com longevidade. Nesse sentido, a terceira idade, telespectadora de tais mudanças, acaba tendo que adentrar ao universo tecnológico, visto que este tem cada vez mais abrangência no dia a dia das pessoas. (FONTE: http://2.bp.blogspot.com/-mSb3deLy52I/Tsbnp7CdhyI/AAAAAAAAACU/ RgYQQbx6k0o/s320/idosos-computador-grande.jpg)

Estratégia saúde da família: porta preferencial para a resolubilidade das demandas apresentadas na comunidade

Imagem
A Estratégia Saúde da Família (ESF) é o contato mais próximo que uma instituição de saúde pode ter com a comunidade, sendo ela uma das principais portas de entrada para o acesso aos serviços de saúde. A ESF é a principal estratégia de consolidação da Atenção Básica (AB), cenário este onde se encontra uma das maiores demandas de saúde do Brasil. O Programa de Saúde da Família (PSF) foi instituído no Brasil no ano de 1994, de acordo com a Portaria nº 692/25 de março de 1994, com o intuito de atender a alta demanda que é apresentada nas comunidades, e atualmente o PSF passou a ser ESF, visto que vem apresentando resultados positivos na mudança da qualidade de vida da população brasileira, em especial na AB. (FONTE: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/png/2017/junho/08/saude-familia2.png)

A construção da autonomia na criança e a sua importância no estabelecimento de relações sociais saudáveis

Imagem
Jean Piaget (1932) em sua obra seminal O Juízo Moral na Criança , diz que a autonomia não significa somente o ato de se autogovernar, mas engloba o aspecto da convivência. A autonomia só aparece quando o indivíduo é capaz de respeitar os pontos de vista dos outros numa relação de reciprocidade e cooperação. (FONTE: 2.bp.blogspot.com/-Q6uljBFqAMM/TtJtpe3YtMI/ AAAAAAAAArQ/ermQfzOktHg/s400/Moral.jpg)

Benefícios que o consumo moderado e adequado de álcool pode trazer para o organismo

Imagem
Existe uma inegável dificuldade presente na cultura de cada sociedade no que se refere ao controle e à definição do consumo de álcool, comparando uma pessoa que consome casualmente ou de maneira aleatória, descartando o consumo compulsivo, com alguém que necessita fisiologicamente e psicologicamente estar ingerindo bebida alcoólica. (FONTE: http://inmi.com.br/wp-content/uploads/inmi_1206.png)

Rede cegonha: possibilidade para o parto sensível e humanizado

Imagem
Atualmente, um dos grandes problemas enfrentados por milhares de mulheres gestantes e profissionais da saúde que atuam na área obstétrica é o não incentivo ao parto vaginal e principalmente a violência existente durante todo o período de preparação para o parto e nascimento da criança. Diante desse contexto, percebeu-se o fomento ao parto cesariano ao longo dos anos e em contrapartida, o declínio das ações humanizadas e sensíveis. (FONTE:gazetadocerrado.com.br/2017/05/17/hospital-de-gurupi-deve-garantir-parto-humanizado-recomenda-mpe/)

Atenção à saúde do idoso em situações de emergência

Imagem
Comparados ao restante da população, os idosos são mais suscetíveis a doenças graves e ao trauma. Em razão disso, é necessário atentar para uma gama maior de doenças não transmissíveis, morbidade e incapacidade funcional, decorrente do processo de envelhecimento, que tendem a ampliar a busca por atenção à saúde. (FONTE: http://blog.salemadvogados.com/wp-content/uploads/2017/07/1-Emergencia.jpg)

Doenças associadas ao consumo de álcool no trato gastrointestinal

Imagem
Segundo estimativas da OMS o brasileiro consome cerca de 8,9 litros de álcool por ano, enquanto a média mundial de consumo se encontra em 6,4 litros por ano, tais dados salientam a presença do álcool no contexto sociocultural do brasileiro em ambientes festivos, situações de lazer e o próprio consumo de maneira casual (OMS, 2017). (FONTE:https://www. http://blogorlandeli.zip.net/images/alcool3.jpg)

Interferência do consumo de bebidas alcoólicas no metabolismo de vitaminas do complexo B

Imagem
A maioria das vitaminas do complexo B atua como coenzimas de reações de catabolismo dos macronutrientes, os quais produzem energia para o organismo, como a tiamina (Vitamina B1),   niacina (Vitamina B3), ácido fólico (Vitamina B9) e cobalamina (Vitamina B12), por exemplo. Muitas delas apresentam intermediários comuns ao metabolismo do etanol e respondem de maneira negativa ao estresse oxidativo provocado pelo consumo abusivo de álcool etílico ( RUBERT et al., 2017).

A utilização de “jogos de regras” como metodologia cuidativa-educacional em intervenções com crianças e adolescentes

Imagem
É notável perceber que no contexto de uma sociedade complexa, onde as informações avançam a velocidades consideráveis e o desenvolvimento causado pelo avanço das ciências e tecnologias tem sido cada vez maior, a utilização de metodologias cuidativas-educacionais diferenciadas daquelas ditas depositárias de informações torna-se indispensável no fazer pedagógico. Alguns estudiosos como Piaget e Vygotsky defendem que o ser humano não nasce pronto e acabado e nem que é apenas resultado das relações diretas com o meio, e rejeitam tanto as teorias inatistas, como as ambientalistas. Para estes autores, a formação do homem acontece a partir de uma relação dialética entre este e a sociedade na qual ele vive. Isso posto, observamos que as aprendizagens dependem de um contexto promissor, constituído por metodologias significativas, materiais didáticos alternativos, relações harmoniosas e interativas entre os componentes do processo, e ambientes acolhedores. (Fonte: Acervo do próprio autor.)

Depressão entre universitários: discussões frente às dificuldades de lidar com frustrações

Imagem
A exigência continua da vida universitária demandam muito empenho e habilidade física e mental por parte dos estudantes. Tais demandas podem desenvolver sentimento de frustração, que por sua vez acarreta no desenvolvimento ou acentuação de sofrimentos subjetivos, dentre eles a depressão. (FONTE: gazetadopovo.com.br/ra/mega/Pub/GP/p3/2012/07/09/Educacao/ Imagens/ilustra_depressao_univ.jpg)

Tecnologia Educativa na práxis do idoso institucionalizado

Imagem
O envelhecimento da população é uma realidade vigente, sendo, a faixa etária a partir de 60 anos de idade, a que mais cresce (REIS, 2016). Estima-se que, em 2025, haverá cerca de 32 milhões de idosos no Brasil, representando 12% do total populacional, ou seja, quase 5% a mais do observado no Censo 2001, que apontava 7,3%. Recentemente, também se observou um aumento da população com 80 anos e mais, a qual perfaz três milhões do total de idosos do país (IBGE, 2011). (FONTE: https://i.pinimg.com/736x/d2/d1/10/d2d11023b652ae847a5bf230fd0f8f90--wrc-agora.jpg)

O desenvolvimento de habilidades sociais na infância como prevenção ao sofrimento psíquico

Imagem
O que são habilidades sociais? As habilidades sociais compreendem o conjunto (repertório) de comportamentos emitidos em situação social por um indivíduo e contribuem para favorecer um relacionamento saudável e produtivo com outras pessoas (DEL PRETTE e DEL PRETTE, 2009). Não são inatas, mas sim aprendidas. Podem ser modificadas e melhoradas com intervenção adequadas. Apesar de poder serem modificadas em qualquer fase da vida, a infância é um período especial para isso. (PIZATO, MARTURANO e FONTAINE, 2014). (Fonte: Adaptado - http://eduk-tiva.blogspot.com/2013/01/las-habilidades-sociales.html)