O desenvolvimento de habilidades sociais na infância como prevenção ao sofrimento psíquico

O que são habilidades sociais?
As habilidades sociais compreendem o conjunto (repertório) de comportamentos emitidos em situação social por um indivíduo e contribuem para favorecer um relacionamento saudável e produtivo com outras pessoas (DEL PRETTE e DEL PRETTE, 2009). Não são inatas, mas sim aprendidas. Podem ser modificadas e melhoradas com intervenção adequadas. Apesar de poder serem modificadas em qualquer fase da vida, a infância é um período especial para isso. (PIZATO, MARTURANO e FONTAINE, 2014).
(Fonte: Adaptado - http://eduk-tiva.blogspot.com/2013/01/las-habilidades-sociales.html)

Por que é fundamental desenvolver habilidades sociais na infância?
Déficits de habilidades sociais em etapa de desenvolvimento como a infância podem comprometer fases posteriores do ciclo vital. A melhora no desempenho de habilidades sociais constitui um fator de proteção à saúde e ao desenvolvimento do indivíduo por favorecer o aumento da autonomia, da auto-estima e do suporte social.” (SILVA e MURTA, 2009).

Os déficits de habilidades sociais se associam, ainda, a problemas psicossociais tais como depressão, ansiedade social, estresse e solidão. Esses déficits interferem negativamente também no autoconceito da criança. (SEGRIN & FLORA, 2000, apud BANDEIRA e COLS., 2006; CIA e BARHAM, 2009).

Aprofundando mais o conceito sobre habilidades sociais...
Muitas vezes, uma pessoa possui as habilidades, mas não as utiliza no desempenho por diversas razões, entre as quais a ansiedade, crenças equivocadas, dificuldade de leitura dos sinais do ambiente. Na dinâmica das interações, as habilidades sociais fazem parte dos componentes de um desempenho social bem sucedido. A competência social qualifica a proficiência desse desempenho e se refere à capacidade do indivíduo de organizar pensamentos, sentimentos e ações, em função de seus objetivos e valores, articulando-as às demandas imediatas do ambiente. (DEL PRETTE & DEL PRETTE, 2005). 

O conjunto de habilidades sociais definidas por Del Prette & Del Prette (2009) é parte essencial do processo de interação. Este se inicia logo após o nascimento e se estende por toda a vida, tornando-se cada vez mais um conjunto mais complexo e mais completo. Ao longo do desenvolvimento, a criança torna-se socialmente mais competente à medida que assimila normas, valores, e expectativas de seu ambiente, que aprende padrões de desempenho mais sofisticados tanto na topografia quanto na quantidade de componentes e que apresentam uma discriminação cada vez mais acuradas das demandas interativas de seu ambiente. 

Del Prette & Del Prette (2005), em seus estudos, desenvolveram um conjunto de escalas ou categorias que servem de referencial para identificar a qualidade da relação que a criança estabelece com outros. São elas: 
1. Habilidades de Empatia e Civilidade: habilidades de expressão de sentimentos positivos de solidariedade, companheirismo ou polidez social como, por exemplo, fazer e agradecer elogio, de oferecer ajuda e pedir desculpas.
2. Habilidades de Assertividade de Enfrentamento: habilidades de afirmação e de defesa de direitos e de autoestima com risco potencial de reação indesejável (maior probabilidade de rejeição, de réplica ou de oposição), por parte do intelecutor, como, por exemplo, solicitar mudança de comportamento do outro, defender-se de acusações injustas e resistir a pressão do grupo. 
3. Habilidades de Autocontrole: habilidades que envolvem o controle emocional diante de frustação ou reação ou indesejável dos colegas, como, por exemplo, recusar pedido do colega, demonstrar espírito esportivo e aceitar brincadeiras. 
4. Habilidades de Participação: habilidades de envolver-se e comprometer-se com o contexto social mesmo quando as demandas do ambiente não lhes são especificamente dirigidas, como, por exemplo, responder a pergunta da professora, mediar conflitos entre colegas e juntar-se a um grupo em brincadeiras. 

Na psicologia do desenvolvimento muitos estudos vêm mostrando associação entre uma trajetória saudável e as características interpessoais positivas como autoestima, temperamento fácil, estilos adequados de enfrentamento de adversidades, competência social e habilidade específica de empatia e resolução de problemas. A falta dessas características é considerada como um fator de risco para dificuldades de aprendizagem, problemas comportamentais ou emocionais, trajetórias antissociais e delituosas, suicídio e outros desajustes psicossociais posteriores, como o sofrimento psíquico. (DEL PRETTE & DEL PRETTE, 2005).

Referências
BANDEIRA, M. e cols. Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em estudantes do ensino fundamental. Psicologia em Estudo, vol. 11, nº 3, pp. 541-549, 2006.

CIA, F. e BARHAM, E. J. (2009). Repertório de habilidades sociais, problemas de comportamento, autoconceito e desempenho acadêmico de crianças no início da escolarização. Estudos de Psicologia, vol. 26, nº 1, pp. 45-55, 2009.

DEL PRETTE, Z. A. P. & DEL PRETTE, A. Sistema Multimídia de Habilidades Sociais para Crianças (SMHSC-Del-Prette). São Paulo: Casa do Psicólogo (3ª ed., 1ª. em 2001). Sistema Multimídia de Habilidades Sociais... (PDF Download Available). Available from: https://www.researchgate.net/publication/236335187. Sistema Multimidia de Habilidades  Sociais para Criancas SMHSC-Del-Prette [accessed May 15 2018].

DEL PRETTE, Z. A. P. & DEL PRETTE, A. Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática. 4ª edição. Rio de Janeiro, Vozes, 2009.

PIZATO, E.  C. G.; MARTURANO, E.  M.; FONTAINE, A. M. G. V. Trajetórias  de Habilidades Sociais e Problemas de Comportamento no Ensino Fundamental: Influência da Educação Infantil. 2014.

SILVA, M. P.; MURTA, S. G. Treinamento de habilidades sociais para adolescentes: uma experiência no programa de atenção integral à família (PAIF). Psicologia Reflexão e Crítica, vol.22, no. 1, Porto Alegre, 2009.

Texto elaborado pela Professora Doutora Silvia Carla Conceição Massagli da Unidade Acadêmica de Educação.

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